quinta-feira, 19 de março de 2020

Coronavírus !!!

BRASIL ENTRA EM ESTADO DE "GUERRA" CONTRA O COVID-19. PRESIDENTE PRUDENTE APRESENTA NOVOS CASOS SUSPEITOS, MAS NENHUM POSITIVO

O país, desde o mês de dezembro do ano passado, já estava em estado de alerta sobre a possível chegada desse novo vírus, o Covid-19, em terras brasileiras, pois bem, ele chegou. Apesar de todo esforço que já havia sendo feito, ou pelo menos tentava se fazer, não houve jeito e o já famoso Coronavírus se espalhou pelo país. Na cidade de Presidente Prudente, local onde é produzida as matérias deste site, o número chegou a 56 casos suspeitos da doença (número oficializado em 18/03/2020). Essas ocorrências aguardam resultados de exames processados no Laboratório Central do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo (SP). Desse total, a Vigilância Epidemiológica  Municipal (VEM) informou que apenas um paciente segue internado, porém, com quadro clínico instável. Com exceção deste paciente, os demais seguem em isolamento social domiciliar. "Diante de casos suspeitos são adotadas medidas preventivas para transmissão por gotículas, etiqueta respiratória, isolamento, coleta de amostras para exames, tudo seguindo o protocolo do Ministério da Saúde conforme preconizado pela OMS (Organização Municipal da Saúde)", reafirmou a VEM. Além desses números, Presidente Prudente contabiliza seis casos negativos de coronavírus já descartados. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tinha até esta quarta-feira (18), 428 pessoas contaminadas pelo vírus, onde cinco dos casos levaram os pacientes a óbito, e há outros 11.278 casos suspeitos aguardando resultados de exames. Para conter a pandemia, pede-se que as pessoas evitem ao máximo saírem de suas casas, principalmente as que compõem os grupos de risco (idosos, hipertensos, que tenham doença no coração, diabéticos e fumantes), a não ser por extrema necessidade. Locais que costumam causar aglomeração de pessoas, sendo escolas, teatros, academias, shoppings, entre outros locais, serão fechados por tempo indeterminado. Emissoras de televisão, como Globo, SBT e Record TV, também já estão tomando medidas extremas, cancelando gravações de suas novelas, programas e não recebendo mais pessoas nas plateias. Apenas as atrações de cunho jornalístico se manterão no ar para poderem informar a população sobre o andamento do coronavírus. Para prevenir o contágio, é importante lavar as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir, evite aglomerações se estiver doente e contato físico, mantenha os ambientes bem ventilados e não compartilhe objetos pessoais. Boa sorte Brasil, a vitória desta luta está em nossas mãos. Vamos vencer! 

Leve regularmente as mãos

Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir

Não compartilhe seus objetos pessoais


Atualizado o número de óbitos pela Covid-19 para 46.959 pessoas no Brasil. Casos confirmados até o presente momento são 888.271. São Paulo se mantêm como o estado mais atingido pelo coronavírus. Dados informados pelo Ministério da Saúde em 15/06/2020.


Texto: Gabriel Martinez - Blog: O Furo / G1 / El País
Fotos: Divulgação


Nenhum comentário: