O blog O FURO , teve a honra de entrevistá-los e mostra aqui com exclusividade pra vocês quem são Alexandre Massa e Rafael.
1 – Conte-nos sobre o inicio da carreira, o que os levou a viver de música?
O Massa sempre esteve ligado a musica por cantar na igreja, e quando foi morar nos USA teve a oportunidade de participar do coral da escola, o Rafael desde pequeno sempre fez aulas de violão e canto, e decidiu estudar faculdade de musica, chegou a cursar 2 anos de faculdade mas largou os estudos para se dedicar a dupla em São Paulo.
2 – Quem são Alexandre Massa e Rafael?
Dois jovens batalhadores que buscam levar uma mensagem de paz, amor e fraternidade por meio de suas musicas e é claro muita alegria.
3 – Vocês tocam e compõe as canções, certo? Quais são as principais bases de inspiração?
Ambos compomos, agora estamos compondo as musicas para nosso segundo álbum para ano que vem. O Rafael toca violão e inclusive deu aulas, o Massa quando criança fez aulas de flauta doce, piano, bateria e violão.
4 – Qual será a primeira música de trabalho da dupla, e como será o processo de divulgação?
Vamos trabalhar uma regravação de Gian e Giovani intutulada EUT, esta musica foi gravada por eles a uns 9 anos e esperamos que seja bem aceita também nesta roupagem nova que demos a ela. Vamos divulgar a musica via Internet com um vídeo clipe que gravamos para a musica e também vamos divulgá-la nas rádios de todo o país.
5 – Quais sãos as maiores dificuldades encontradas para estruturar uma carreira artistica?
As dificuldades são inúmeras, desde o capital necessário para gravar o disco, a escolha do repertório que é muito importante mas a maior dificuldade é a melhor recompensa também, agradar as pessoas que nos escuta.
6-Quais sãos as influências musicais da dupla?
Garth Brooks, Chitaozinho e Xororó, João Paulo e Daniel, Tião Carreiro e Pardinho, Roberto Carlos, Mozart dentre outros;
7-Acredita que o mercado musical vem sendo defasado pelo dinheiro que o cerca? Acredita que estamos perdendo de conhecer muitos talentos devido a isso?
Acreditamos que o a musica pode sem duvida perder grandes talentos, vocalmente falando, por conta da falta de capital para divulgar, isso acontece muito com a MPB que poucos conseguem se destacar, mas acreditamos também que no mundo de hoje ter a capacidade de captar investimentos para a dupla, conseguir um contrato com uma gravadora, são talentos tão necessários quanto o próprio cantar, se formos parar para ver, dos grandes nomes que o Brasil já teve, só se mantem vivos aqueles que tiveram alem de tudo o tino comercial para suas carreiras, o exemplo mais forte disso hoje é Chitãozinho e Xororó que até hoje faz grandes negócios em torno do seu nome.
8-Qual a visão que vocês tem sobre o mercado musical brasileiro hoje?
O Brasileiro é no mundo hoje o que mais consome musica própria, temos um país enorme que se alimenta de diferentes ritmos, formas e expressões musicais e isso é de uma riqueza incalculável. O mercado poderia estar melhor posicionado se as lojas e gravadoras percebessem que o consumidor esta disposto a comprar discos, só não esta mais disposto a pagar R$20 reais em um álbum. Acreditamos que se o CD for vendido ao consumidor nas lojas por R$5,00 voltaríamos a ter milhões de cópias vendidas, resta entender o porque que esse mercado ainda não mudou, deixando com que a pirataria tome conta desse capital.
9- Sabemos que o pólo do mercado musical está
Temos que discordar um pouco, São Paulo é a porta de entrada para os artistas que já tem um renome no país, no passado era o contrário mas hoje com a Internet e as festas regionais o artista tem que se divulgar para seu publico local, torná-los fiel e depois tem já uma massa critica de fans ir para o mercado das capitais como SP e RJ. Quanto às dificuldades acreditamos que por São Paulo ter um numero maior de opções de lazer para seus moradores, torna-se ainda mais difícil se tornar conhecido.
10- Conte-nos um pouco do trabalho da dupla para 2010.
Este ano lançaremos nosso primeiro CD e estamos já negociando alguns shows em eventos específicos nos estados de SP, MG, PR, TO. Nossa agenda estará sempre atualizada em nosso site www.alexandremassaerafael.com.br Esperamos que nossa musica seja bem aceita nas rádios de todo o país e que possamos nos encontrar muitas e muitas vezes pelos rodeios deste Brasil a fora.
11- Acredita que alguns estilos musicais são temporários?
Sim, mas temporários no cenário nacional, pois se for musica regional que alcançou uma visibilidade nacional, ela sempre terá seu espaço na sua região de origem.
12- Segue alguma carreira paralela a da música? qual?
Ambos trabalhamos 95% para a dupla e 5% para representação comercial, sempre com o foco na musica.
13-Qual a melhor bonificação do mundo da música?
O reconhecimento do público, não há preço no mundo para ver seus fans cantando sua musica em coro no seu show, este é o ápice para qualquer artista.
Mensagem para seu público e para a equipe do blog “O FURO”
Gostaríamos de agradecer a equipe do O Furo pela entrevista, e esperamos que todos gostem do nosso trabalha.
Lembrando que podem nos acompanhar pelo nosso site www.alexandremassaerafael.com.br lá vocês encontrão links para todas as nossas comunidades virtuais. Contato para shows pelo e-mail contato@alexandremassaerafael.com.br
Um grande beijo a todos e um ótimo 2010.
O blog O FURO agradece a atenção da dupla e lhes deseja sucesso!!!
2 comentários:
Conheço um pouco do trabalho dos meninos... e posso dizer que ja sou fã da dupla... conheço o Massa desde criança... e espero que o sucesso para essa dupla seja absoluto... estarei presente no show... corram para comprar o ingresso... ainda tem um espacinho para vocês la...
Eliete Costa
Não sei qual critério foi utilizado para caracterizar a qualidade da dupla, mas sinceramente, pra ser ruim eles precisam melhorar demais!!!
Desrespeito a música sertaneja, pelo amor de Deus, fora de sério! Pra quem quer fazer sucesso eu recomendo cantar o estilo que gosta, não entrar na modinha e estragando uma tradição que já foi construída.
Dica: Se vistam como sertanejos, experimentem usar viola no show, ensaiar uns Tião Carreiro e Pardinho, João Carreiro e Capataz, Jads e Jadson, Brenno Reis e Marco Viola. Eletronejo, Funknejo e outros estilos hereges e alternativos do sertanejo IRRITAM o público!!!!!
Não se chateiem com o comentário, crítica construtiva ;D
Abraço e melhoras
Vinicius
Postar um comentário